quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Bullying" quando deixa de ser brincadeira!



A palavra bullying quer dizer atitudes de violência física e/ou psicológica que acontecem na maioria das vezes na escola. É uma agressão causada intencionalmente, que ridiculariza, humilha, machuca e intimida suas vítimas, podendo muitas vezes deixar seqüelas para o resto da vida.
Geralmente as vítimas do bullying são crianças com algum tipo de diferença, ex: sobrepeso ou magro, quem usa aparelho ortodôntico, cabelo crespo, dentuço, alto ou baixo demais, “cdf” ou “nerds”, sensíveis, enfim... Estes sofrem constantes ataques negativos dos colegas da mesma faixa etária.
Discriminadas e maltratadas as vítimas de bullying sofrem caladas na maioria das vezes tais agressões, sem contar a seus pais e amigos.
Existem várias formas e maneiras de bullying, o mesmo está presente na vida de milhões de pessoas com faixa etária diferentes.
Nas escolas, faculdades, rodas sociais, trabalho, enfim ninguém está imune a este tipo de agressão.
Dentre tantas formas de agressão pode-se destacar o ciberbullying que está em alta com essa libertinagem na internet, com tamanha falta de limite com a mesma, acontecem quase que diariamente alguns muitos casos de bullying. Crianças e adultos, ninguém escapa de tamanha violência e maldade por parte do agressor, tudo isso é uma forma de ridicularizar e expor as vítimas ao ridículo. Geralmente o agressor sempre vaino ponto fraco da vítima, tendo como arma a seu favor algum segredo, defeito, medo, ou até mesmo criando uma situação constrangedora para a vítima.


As características mais comuns do agressor é a forma com que o mesmo trata os colegas, com algum tipo de diferença sobre os demais, o mesmo é mais violento e gosta de sobressair dentre o meio que vive, tentando mostrar assim poder sobre os outros, isso acarreta as agressões que podem ser físicas, morais ou psicológicas. Mais o que leva uma criança ou adolescente a praticar o bullying? Em muitos casos a perda de um ente querido, separação dos pais, ou até mesmo pelo simples fato de querer chamar atenção, sim isso também é motivo de descarregar toda sua frustração pessoal no mais fraco ou frágil.
Do outro lado da história entra a vítima do bullying, aqueles que praticam
esquece, quem sofre não esquece jamais, carrega as marcas para
o resto da vida, as vítimas do bullying geralmente são muito tímidas portanto não partilham com ninguém o que esta passando.
Sem saber como fazer ficam inertes em seus sofrimentos e se fecham como verdadeiras conchas, não conversam com seus pais e os poucos amigos que tem não conseguem desabafar ou muitas vezes não se sentem seguros para isso. São pessoas extremamente desconfiadas e muito sensíveis, por conta disso não se sentem capazes de trabalhar em equipe, não conseguem muitas vezes tomar uma decisão sozinhos e na grande maioria das vezes sempre precisam de ajuda, mais nunca pedem sempre por medo.
Por isso é fundamental a participação mais ativa dos pais na vida e no cotidiano dos seus filhos, assim podemos tentar diminuir esse índice absurdo que vem crescendo cada dia mais, principalmente contra nossas crianças e adolescentes.
Todos unidos na campanha contra o bullying.

Renata Bartilotti
http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos//48/0d/23/4875666_nQkMo.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário